5 coisas a saber sobre as mudanças de óleo para o seu carro

 

Mesmo à medida que os carros se tornam mais refinados, o óleo do motor continua sendo a força vital dos motores e o cuidado com esse fluido é vital. Felizmente, esta é uma tarefa bastante simples – e o computador de bordo do seu carro pode ajudá-lo com isso.

Muitos carros têm um lembrete de manutenção integrado que, com base no uso, indicará quando uma troca de óleo é necessária. devido, e alguns até indicam se o nível do óleo está baixo. Mas ainda é inteligente verificar o fluido a cada duas recargas. Pode parecer redundante, mas é uma boa desculpa para inspecionar a parte de baixo do capô, verificar outros níveis de fluido e procurar outras coisas que possam estar causando problemas, como: Seja um cinto gasto, peças soltas ou sinais de animais nidificando. Quer saber mais sobre ? Acesse http://rsembreagem.com.br/

Aqui fornecemos respostas para cinco perguntas comuns relacionadas ao óleo, com informações especializadas da Consumer Reports Auto Mechanics John Ibbotson e Mike Crossen.

1. Quando trocar o óleo do motor

O óleo do motor precisa ser trocado quando estiver gasto ou deteriorado. O óleo é decomposto pelo calor e pressão e pode acumular partículas nocivas que precisam ser removidas. Além disso, o óleo degradará com o tempo, mesmo que o carro fique parado por muito tempo.

Felizmente, você pode encontrar a orientação específica para o seu carro no porta-luvas. A resposta para esta pergunta e muitas outras é consultar o manual do proprietário. Deve ser sua bíblia para manutenção e operação do carro. Não faça suposições sobre o intervalo com base na experiência anterior ou na orientação de mecânicos que se beneficiam do trabalho à medida que o tempo evoluiu ao longo dos anos.

Lembretes de serviço integrados são uma grande conveniência. Esses sistemas normalmente monitoram o número de quilômetros que um veículo percorreu e também rastreiam a força com que o carro é conduzido e se ajustam de acordo, diz Ibbotson. Pense nele como seu consultor pessoal a bordo.

Ao comprar um carro novo ou usado, certifique-se de ler o manual para ver se ele vem com um lembrete e como funciona. Alguns lembretes têm configurações, incluindo a capacidade de desativá-los. Se você está comprando um carro usado, reserve um tempo para confirmar sua configuração conforme o esperado. Você não quer esperar e esperar por uma luz para indicar uma troca de óleo que nunca virá, ou interpretar erroneamente uma luz destinada a indicar a rotação do pneu em vez de uma troca de óleo.

2. Com que frequência o nível de óleo deve ser verificado

Nossos mecânicos recomendam verificar o nível de óleo pelo menos uma vez por mês, ou idealmente a cada dois enchimentos de gás. Não assuma que um carro novo está isento dessa tarefa de manutenção. Os resultados da pesquisa de confiabilidade do Consumer Reports mostraram que mesmo os carros mais novos podem precisar de reposição entre as trocas de óleo.

Verifique o manual do proprietário e siga as recomendações das montadoras. Alguns carros mais novos têm monitores eletrônicos de óleo em vez de varetas tradicionais para inspeção manual.

Se você tiver uma vareta e estiver verificando você mesmo, certifique-se de que o carro esteja estacionado em terreno plano. Com o motor funcionando, fique atento aos possíveis pontos quentes sob o capô. A maioria dos fabricantes de automóveis recomenda verificar o nível do óleo com o motor frio. Para saber mais sobre as troca de óleo do seu carro, entre em contato com https://rsembreagem.com.br/troca-de-oleo/

Com o motor desligado, abra o capô e localize a vareta. Puxe a vareta para fora do motor e limpe o óleo com um pano ou toalha sem poeira. Em seguida, coloque a vareta de volta no tubo e empurre-a para dentro.

Puxe-a para trás e desta vez dê uma olhada rápida em ambos os lados da vareta para ver onde o óleo está no final. Cada vareta tem uma maneira de mostrar o nível correto do óleo, sejam seus dois orifícios, as letras L e H (baixo e alto), as palavras MIN e MAX, ou simplesmente uma área sombreada. Se a borda superior da faixa de óleo estiver entre as duas marcas ou dentro da área hachurada, o nível de óleo está correto.

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Se o óleo estiver abaixo da marca mínima, você precisa adicionar óleo. (Use o tipo de óleo recomendado no manual do proprietário e adicione apenas meio litro de cada vez. Saia do carro e verifique novamente.)

Atenção à cor do óleo antigo. Deve aparecer marrom ou preto. Mas se parecer leve e leitoso, pode significar que o líquido de arrefecimento está vazando no motor. Procure também por partículas de metal, pois isso pode significar que o motor está danificado internamente. Se você notar qualquer uma dessas condições, leve o carro a um mecânico para um diagnóstico mais aprofundado.

Se tudo estiver OK, limpe a vareta novamente e coloque-a de volta no tubo e certifique-se de que esteja completamente limpa. Feche o capô e pronto.

Se o nível de óleo estiver consistentemente baixo quando você verificar, o motor está queimando óleo ou vazando. Certifique-se de discutir este problema recorrente com seu mecânico.

3. Com que frequência o óleo do motor precisa ser trocado

A regra a cada 3.000 milhas ou a cada três meses tornou-se obsoleta devido aos avanços nos motores e no óleo.

O manual do proprietário tem informações mais detalhadas sobre seu carro do que qualquer mecânico, diz Ibbotson. Não se deixe enganar pelas trocas de óleo com muita frequência. Siga o manual e o motor do seu carro deve estar bem lubrificado e funcionando bem.

Não são apenas kl: Se você não dirigir muito seu carro, óleo ainda precisa ser mantido fresco. Mesmo que você dirija menos milhas por ano do que o recomendado pela montadora para uma troca de óleo, você ainda deve trocar o óleo duas vezes por ano.

Por quê? O óleo perde eficácia com o tempo e, como o motor não aquece o suficiente, o excesso de umidade que se acumula no motor não é removido, o que pode resultar em menor vida útil do motor.

4. Escolhendo o óleo certo para o seu carro

Verifique o manual do proprietário novamente. Não seja vendido em óleo sintético se você não precisar, diz Ibbotson.

Muitos modelos mais novos têm o peso do óleo do motor do seu carro impresso na tampa onde você adiciona óleo e está definitivamente na lista de manutenção na parte de trás do manual do proprietário. Certifique-se de saber o que sua montadora recomenda ou exige antes de visitar seu mecânico para que você possa acompanhar o custo do óleo que eles estão colocando, diz ele.

Se você tem um carro muito mais antigo, precisa de óleo de motor especial?

Não quando está funcionando bem, diz Ibbotson. Se você não tiver certeza de qual óleo usar porque não tem um manual do usuário, consulte seu revendedor local ou um grupo de entusiastas on-line para seu modelo específico, ele diz.

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Não seja criativo com essas opções de óleo de motor. A montadora gastou muitos milhões de dólares desenvolvendo o motor e escolheu o óleo recomendado por um motivo

5. Você precisa de óleo sintético?

Não necessariamente. Não vale a pena trocar o óleo convencional pelo sintético para a maioria dos motoristas.

Só se o fabricante pedir, diz Ibbotson, porque pode custar duas a quatro vezes mais que o óleo convencional.
O Óleo Sintético foi desenvolvido para resistir melhor à quebra (e, portanto, durar mais) e a altas temperaturas.

Mas ele adverte que há situações em que essa resistência à explosão pode ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, fazendo com que valha a pena a atualização.

Se você fizer muitas viagens curtas, o óleo do motor padrão pode nunca esquentar o suficiente. queimar umidade e contaminantes, o que significa que pode não estar fazendo o suficiente para proteger seu motor, diz Ibbotson.

Outra consideração é seu estilo de vida. Se você mora em uma área com invernos muito frios ou verões muito quentes, ou se usa seu veículo para rebocar ou transportar material pesado, o óleo sintético é sua melhor aposta, diz ele. Enquanto os sintéticos geralmente resistem melhor e podem durar mais quilômetros, é igualmente importante não estender o intervalo de troca de óleo além do intervalo de tempo recomendado pelo fabricante – normalmente seis meses ou um ano se for um motor que não faz muitos quilômetros ou quilômetros roda em muitos curtos funciona.

O óleo sintético também pode ajudar os motores propensos à formação de lodo; Alguns modelos da Volkswagen e da Toyota tiveram problemas de lama no passado. Esses resíduos, formados à medida que o óleo se decompõe, podem bloquear o fluxo de óleo e fazer com que um motor morra rapidamente. O óleo sintético seria benéfico nesses motores, pois ajuda a reduzir a formação de lodo e aumenta a vida útil do motor.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo

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