É uma boa notícia, uma má notícia.
Primeiro, a boa notícia: as varizes nem sempre causam problemas. Em alguns casos, elas podem ser corrigidas com mudanças simples no estilo de vida.
Agora, a má notícia, as varizes são feias — talvez a ponto de você não querer mais usar shorts ou sua saia favorita. Esta condição também pode ser muito dolorosa. As varizes também podem causar feridas, úlceras na pele e coágulos sanguíneos. Isso significa que enquanto você tiver varizes, corre o risco de desenvolver dor e desconforto associados a elas. Quer saber mais sobre as varizes e seus tratamentos, acesse https://angio.com.br/
Enquanto isso, se você tiver varizes, fornecemos estas dicas úteis sobre como evitar que suas varizes piorem.
Mas primeiro, vamos dar uma olhada nas causas.
O que causa as varizes?
As veias levam sangue ao coração. Todos eles têm uma válvula unidirecional – pense nisso como uma catraca – que ajuda o sangue a fluir para o coração. Agora imagine o que aconteceria se aquela catraca parasse de se mover. O mesmo acontece com as varizes. Esta válvula unidirecional está danificada e isso significa que o sangue está se acumulando em suas veias. O resultado é inchaço e desconforto.
As varizes são como fios e podem ser azuis ou vermelhas e podem até deixar a pele inchada. Eles aparecem mais comumente na frente e atrás das panturrilhas, parte interna das pernas e coxas.
Corro o risco de desenvolver varizes?
Você tem uma chance maior de ter varizes se alguma das seguintes situações se aplicar a você:
- História de família
Nós odiamos dizer isso a você, mas se sua mãe tinha varizes, é mais provável que você as desenvolva também. Metade das pessoas com varizes tem histórico familiar.
- Idade
À medida que você envelhece, as válvulas em suas veias podem não funcionar tão bem quanto quando você era mais jovem. Este é outro fator de risco para varizes.
- Gênero
Desculpe senhoras, mas as alterações hormonais que você experimenta – juntamente com o uso de pílulas anticoncepcionais – podem aumentar seu risco.
- Gravidez
Seu bebê em crescimento não apenas pressiona sua bexiga, mas também pressiona as veias das pernas. Felizmente, neste caso, as veias geralmente melhoram de três a 12 meses após o parto.
- Estar acima do peso ou obeso
Esse excesso de peso exerce mais pressão nas veias, levando a um risco aumentado.
- Ficar em pé ou sentado por longos períodos de tempo
Estamos olhando para vocês, funcionários de escritório. Ficar em uma posição por muito tempo força suas veias a trabalhar mais, o que pode colocá-lo em risco.
- Coágulos sanguíneos anteriores
Se você teve algum trauma nas pernas ou veias, isso pode enfraquecê-las, aumentando suas chances de desenvolver varizes.
Como evitar que as varizes piorem
Felizmente, existem alguns passos simples que você pode seguir para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas. Como resultado, você pode evitar que suas varizes piorem. Tente essas coisas.
1. Exercite-se regularmente
Os músculos das pernas são seus maiores aliados. Por que? Eles ajudam suas veias a empurrar o sangue para o coração. Isso é muito útil, pois seus músculos estão trabalhando contra a gravidade. Qualquer exercício para as pernas também ajudará a prevenir o aparecimento de novas varizes.
2. Perca peso se estiver acima do peso
Você está colocando mais estresse nas pernas se estiver com sobrepeso ou obesidade. Perder peso também pode impedir a formação de novas varizes. Há muitos benefícios em perder peso além de ajudar com varizes. Também reduz o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2.
3. Evite ficar em pé ou sentado por muito tempo
Os trabalhadores de escritório de hoje correm maior risco de desenvolver varizes ou piorá-las. Lembre-se de fazer uma pausa pelo menos a cada meia hora e levantar-se e caminhar um pouco, mesmo que seja apenas para a sala de descanso e voltar. Isso força os músculos das pernas a mover o sangue em direção ao coração mais do que quando você está em uma posição sedentária. Se o seu trabalho exige que você fique em pé por longos períodos de tempo, tente agendar uma pausa semelhante para ficar sentado por um tempo.
4. Não use roupas apertadas.
Isso pode colocar mais pressão nas pernas, o que pode piorar as varizes.
5. Certifique-se de colocar os pés para cima.
Quando possível, coloque os pés em uma cadeira ou banquinho posicionado de forma que o sangue possa fluir de volta para o coração. Isso é particularmente importante se você tiver um trabalho que exija que você fique em pé ou sentado por longos períodos de tempo.
6. Use meia-calça de apoio .
Esta também é uma boa medida preventiva a ser tomada para ajudar a evitar a formação de varizes. Elas não exercem tanta pressão quanto as meias de compressão, mas para muitos, isso é tudo de que precisam.
7. Invista em uma mangueira de compressão.
Você pode comprá-los sem receita ou pode pedir ao seu médico uma mangueira de compressão com receita médica. A pressão no tornozelo e na parte inferior da perna ajuda o sangue a voltar para o coração. Caso se interesse mais sobre como prevenir as varizes, acesse https://angio.com.br/
Dicas de prevenção de varizes
As dicas de especialistas a seguir não apenas ajudam a prevenir varizes, mas também podem melhorar sintomas como inchaço nas pernas, cãibras e fadiga. Se você já tem varizes, essas mesmas dicas podem evitar que as coisas piorem e evitar a ocorrência de problemas venosos adicionais.
Para recomendações personalizadas, consulte um especialista em veias experiente.
1. Mova-se frequentemente ao longo do dia
Indivíduos que ficam sentados ou em pé por períodos prolongados correm maior risco de desenvolver varizes. Ser sedentário aumenta a pressão sobre os quadris, pernas e tornozelos – o que pode sobrecarregar delicadas válvulas venosas e piorar os sintomas de doenças venosas.
Por isso, nossa primeira dica para prevenir as varizes é evitar ficar muito tempo sentado ou em pé. Se você tem um trabalho que exige ficar sentado ou em pé por muito tempo, tente fazer pausas frequentes para caminhar ou esticar as pernas. Quando preso em um lugar, massageie as pernas, tornozelos e pés para aumentar a circulação.
2. Exercite regularmente
A participação em atividades físicas regulares é um elemento-chave na prevenção de varizes. Se você está apenas começando um programa de exercícios, converse primeiro com seu médico. Em seguida, tente caminhar com um amigo ou entrar em uma academia para obter suporte adicional.
Para variar, considere praticar um esporte, fazer uma aula de dança ou nadar em uma piscina, lago ou praia. O importante é encontrar uma atividade que você goste e que possa manter ao longo do tempo. Para obter o máximo de benefícios para a saúde, você deve se exercitar pelo menos 30 minutos diariamente, cinco dias por semana.
3. Coma uma dieta saudável
Você também pode precisar dar uma boa olhada no que está comendo. Para melhores resultados, evite alimentos ricos em sódio, açúcares adicionados, gorduras não saudáveis e colesterol. Limitar as bebidas alcoólicas também é uma boa ideia. Todas essas substâncias podem aumentar a pressão arterial, o que, por sua vez, pode afetar a saúde das veias.
Além de apoiar a prevenção de varizes, comer uma dieta completa traz muitos benefícios adicionais à saúde. Se precisar de ajuda para descobrir o que deve comer, converse com seu médico sobre a visita a um nutricionista.
4. Parar de fumar
Se você é fumante, queremos que saiba que isso não só é ruim para as veias, como também traz muitas consequências perigosas para a saúde – algumas das quais são letais. Recomendamos fortemente que você abandone esse hábito para proteger sua saúde geral.
Parar de fumar também pode ajudar na prevenção de varizes. Comece pedindo o apoio de seus amigos e familiares. Também recomendamos conversar com seu médico sobre os programas recomendados para parar de fumar.
5. Manter um peso saudável
Quando se trata de prevenção de varizes, é fundamental controlar seu peso geral. Estar acima do peso ou obeso é um importante fator de risco para doenças venosas, pois o excesso de peso corporal coloca pressão adicional nas veias. Além disso, condições de saúde relacionadas, como diabetes e pressão alta, também são fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de varizes.
Recomendamos alcançar e manter um índice de massa corporal (IMC) saudável, juntamente com o gerenciamento de outras condições de saúde subjacentes. Se você está lutando para perder o excesso de peso, considere aderir a um programa de perda de peso comercial ou médico.
6. Use meias de compressão
Você é considerado de alto risco para varizes? Outra recomendação de especialistas para prevenir as varizes é usar meias de compressão. Essas roupas importantes são projetadas para aumentar o fluxo sanguíneo nas pernas, tornozelos e pés, reduzindo assim o risco de varizes.
Se você estiver interessado em usar meias de compressão, converse com seu médico sobre qual tipo seria melhor usar e com que frequência usá-las.
Que tipo de tratamento está disponível para varizes
Alguns dos tratamentos mais comuns para varizes são:
- Escleroterapia
Este tratamento comum é melhor para varizes menores. O médico injeta uma substância química que faz com que a veia inche e feche. Como resultado, a veia desaparece em algumas semanas.
- Sistema de fechamento
Se a sua veia varicosa estiver logo abaixo da superfície, este pode ser o melhor tratamento para você. Pegamos um material pegajoso e inserimos na veia para fechá-la. O fluxo sanguíneo então volta ao normal.
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/varizes/