Terceirização estratégica: Agregando valor aos negócios em vários setores

De acordo com Statista, o tamanho do mercado global de terceirização ultrapassou US$ 92,5 bilhões em 2019. Enquanto isso, um estudo conduzido pela Deloitte em 2018 revelou que 84 dos entrevistados já discutiram oportunidades de terceirização ou delegaram várias soluções a terceiros. Antes de chegarmos às razões pelas quais as empresas estão dispostas a terceirizar tarefas para fornecedores, vamos descobrir o que significa terceirização estratégica.

O que é Outsourcing Estratégico?

Os serviços terceirizados estratégicos representam um conjunto de operações que são delegadas por uma organização a um provedor de serviços terceirizado para gerenciamento. Na maioria das vezes, esse processo está associado a pequenas empresas que não possuem recursos suficientes para lidar com todas as tarefas. A terceirização também é bastante difundida entre empresas de médio e grande porte. Com a ajuda do sourcing estratégico, empresas de vários setores podem usar a experiência de um parceiro, adquirida ao longo de anos de prática e pesquisa. Como resultado, uma empresa pode melhorar seu status de negócios em várias áreas. Quer saber mais sobre terceirização, acesse http://azulservice.com.br/

O principal objetivo da terceirização estratégica é otimizar o uso de recursos externos e utilizar conjuntamente as últimas tecnologias e tendências do setor com alto grau de especialização para melhorar a eficiência e a competitividade da empresa.

O resultado final do projeto ou equipe terceirizada de sucesso é o desenvolvimento de uma cadeia de valor onde todas as etapas dos processos internos de negócios são entregues com a mais alta qualidade e precisão a um custo mínimo.

Também é importante formular seu posicionamento estratégico para identificar a necessidade de terceirizar diferentes componentes da cadeia de valor. De acordo com Michael Porter, a abordagem estratégica para terceirização e design é implementar os cinco princípios importantes do posicionamento estratégico.

  • Imagem da companhia;
  • Competitividade de bens e serviços;
  • Oportunidades de vendas;
  • Características técnicas da empresa;
  • Situação financeira da empresa.
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Tipos de terceirização estratégica

Terceirização de processos de negócios

A terceirização de processos de negócios, também conhecida como terceirização profissional, é um dos tipos mais populares de terceirização que permite às empresas economizar uma grande quantia no custo de manter uma equipe interna de especialistas e ferramentas.

É muito comum para a maioria das empresas terceirizar determinadas operações comerciais para empresas especializadas naquele serviço específico e com uma infraestrutura bem estabelecida em seu campo. A terceirização de processos de negócios inclui marketing, contabilidade, contratação e recrutamento, jurídico, relações públicas e muitos outros serviços especializados que exigem uma equipe dedicada de especialistas.

Esses tipos de contratos ajudam as empresas a evitar o desenvolvimento de um processo de operações comerciais de alto nível em sua própria casa que excede suas possibilidades (econômica e tecnicamente). A terceirização específica do processo permite que as empresas paguem por serviços e obtenham acesso a recursos de qualidade, reduzindo significativamente as despesas gerais.

Terceirização de TI

A terceirização de TI é um dos serviços estratégicos de terceirização mais populares atualmente, que envolve a subcontratação de atividades para atender às necessidades de TI de sua empresa. A terceirização de TI inclui serviços que vão desde o desenvolvimento até a manutenção e suporte.

Quase todo tipo de negócio hoje usa tecnologia em algum nível. Cada empresa tem necessidades específicas de TI, dependendo de seu tipo, tamanho e tipo, tornando-se o departamento mais comumente terceirizado.

Os serviços de um especialista em TI certificado não são baratos. Como um dos empregos mais bem pagos do mundo, é muito mais barato para as empresas terceirizar uma equipe de TI terceirizada do que construir uma equipe interna. Embora a maioria das empresas menores geralmente terceirizam todas as atividades de TI, as corporações geralmente terceirizam algumas das funções de TI, como gerenciamento de dados, suporte ao cliente, etc.

Terceirização do fabricante

A terceirização do fabricante, também conhecida como serviços de terceirização da manufatura, geralmente é bastante específica do setor. Por exemplo, um fabricante de automóveis pode terceirizar certos componentes ou partes de um veículo, como a fabricação e instalação de janelas. Esses tipos de contratos de terceirização ajudam a empresa a reduzir os custos de produção e melhorar o tempo de montagem.

Apesar dos muitos benefícios da terceirização para o fabricante, esse tipo de terceirização tem vários riscos potenciais – tais como: Qualidade ou problemas de serviço que podem afetar todo o processo de produção. Mas, na maioria dos casos, a terceirização para o fabricante é necessária para que as PMEs sobrevivam em um mercado competitivo.

Muitas empresas, especialmente as PMEs, simplesmente carecem de capital para escalar e competir com grandes players. A maioria das empresas não tem capacidade para investir em todos os aspectos do negócio, incluindo tecnologia de ponta, pessoas, atualizações de equipamentos e processos de negócios em constante evolução. Isso torna quase impossível para as empresas desenvolver e desenvolver todas as linhas de negócios e permanecer 100 autossuficientes.

Sem a ajuda de fornecedores terceirizados, é muito difícil sobreviver e competir no mercado atual, onde os ciclos de vida dos produtos estão diminuindo rapidamente. Para saber outras diversas estratégica de terceirização, acesse https://www.azulservice.com.br/terceirizacao-estrategica-definicao-tipos-e-beneficios/

Benefícios dos Serviços Terceirizados

Ao entregar as operações a um parceiro terceirizado, a empresa pode usufruir dos seguintes benefícios estratégicos da terceirização:

  • Redução de custo: Uma das principais razões pelas quais as empresas usam a terceirização estratégica é o desejo de reduzir custos. Você pode confiar totalmente no conhecimento e na experiência de um parceiro em vez de contratar uma equipe dedicada. A automação e a otimização geralmente andam de mãos dadas com a terceirização, o que permite que as empresas economizem nos custos operacionais.
  • Mais tempo para o core business: A terceirização ajuda as organizações a se livrar de uma série de tarefas rotineiras e repetitivas, dando-lhes mais tempo para gerenciar suas principais especialidades e desafios de negócios que exigem interação e julgamento humano.
  • Melhor gerenciamento de riscos: Se você tentar resolver os desafios sem o conhecimento necessário, provavelmente cometerá erros dispendiosos. Mesmo as tentativas de adquirir tal conhecimento podem ser em vão. Você pode estar contratando a pessoa errada ou simplesmente não há carga de trabalho consistente o suficiente para manter essa pessoa trabalhando em tempo integral. No entanto, quando você terceiriza o trabalho para especialistas, pode gerenciar melhor os riscos em toda a organização.
  • Melhor aproveitamento dos recursos: Muitas empresas usam software de prateleira e podem não aproveitar ao máximo seu uso. Isso ocorre porque esses sistemas não são e não podem ser adaptados às necessidades e objetivos específicos da organização. Mas terceirizar a personalização e a integração do software com especialistas externos ajuda você a realizar todo o seu potencial.
  • Ganhe vantagem competitiva: As vantagens citadas nos trazem ao principal benefício entregue com os serviços terceirizados estratégicos. Toda empresa deseja ser a melhor em seu mercado e possuir uma vantagem competitiva sobre os demais players. A transformação em diversas áreas da sua empresa ajudará você a se tornar mais flexível, impulsionar o crescimento, gerenciar custos e manter-se à frente da concorrência.
  • Acesso a uma base de conhecimento global: Você não pode ser um especialista em tudo. Mas você pode acessar facilmente um conjunto de recursos e conhecimento ao fazer parceria com vários provedores de serviços. As empresas especializadas em serviços terceirizados gastam seu tempo e dinheiro para fornecer a você os melhores especialistas do mercado, permitindo que você se beneficie de seus conhecimentos. Porque assim como você, eles querem se manter competitivos e oferecer os melhores serviços pelo melhor preço possível.
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Desafios dos Serviços Terceirizados

Apesar dos benefícios, a terceirização pode apresentar alguns riscos:

Perda de controle

Muitas empresas temem perder o controle das tarefas que optam por terceirizar. No entanto, um bom provedor de serviços manterá contato com sua equipe para fornecer informações atualizadas e permitir que você mantenha um nível saudável de controle sobre o processo.

Custos ocultos

Os custos de terceirização variam de acordo com a atividade. Você pode pagar pela integração, mas depois percebe que precisa de alguém para gerenciar o novo sistema. Para evitar despesas inesperadas, calcule todos os custos possíveis com seu parceiro terceirizado.

Baixa qualidade

Esta é provavelmente uma das maiores preocupações de muitas empresas quando se trata de terceirização. Embora possam não ter recursos internos e conhecimento suficientes para resolver os problemas existentes, eles ainda acreditam que a maioria das empresas de terceirização fornece serviços de baixa qualidade. O ponto principal é que, se você conduzir sua pesquisa e delegar suas tarefas a um provedor de serviços confiável que tenha habilidades específicas e permita garantia de qualidade contínua, provavelmente obterá melhores resultados.

Embora existam os riscos acima, eles dependem diretamente de quais provedores de serviços você escolhe e de como é fácil se comunicar com eles. Desde que você trabalhe com profissionais de confiança e que tenham conquistado um certo nível de confiança no mercado, esses riscos podem ser evitados.

Por que e quando você deve terceirizar?

O número de razões pelas quais as empresas optam por terceirizar é infinito. Alguns deles estão prontos para aproveitar a economia de tempo e custos, outros simplesmente não têm recursos suficientes para concluir tarefas específicas. Mas como você decide quando é hora de pedir ajuda a terceiros?

A melhor maneira de entender se a terceirização é adequada para você é analisar o estado atual do seu negócio e comparar os custos e compromissos de tempo de diferentes opções. Calcule quanto custará para concluir a tarefa usando recursos internos versus recursos de terceiros. Identifique se é uma tarefa única ou uma meta de longo prazo que precisa de suporte contínuo.

Se você decidir que a terceirização é a solução mais econômica para o seu negócio, pergunte Certifique-se de ter metas e prazos claros em mente. Quanto melhor você explicar suas necessidades aos seus parceiros, melhores resultados você alcançará.

 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

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