O que é diálise peritoneal?

A diálise peritoneal (DP) é um tratamento para insuficiência renal que usa vasos sanguíneos no revestimento do abdômen – o peritônio – para filtrar naturalmente os resíduos do sangue. Durante a DP, uma solução de limpeza chamada dialisato é enviada através de um cateter de DP para a cavidade peritoneal (abdominal), onde absorve resíduos e toxinas dos vasos sanguíneos no peritônio e, em seguida, é drenada de volta e descartada.

A DP normalmente é feita em casa ou em qualquer outro ambiente limpo e fechado. Os tratamentos de DP são feitos com mais frequência, portanto, resíduos e toxinas no sangue não têm chance de se acumular tanto entre os tratamentos. A diálise peritoneal domiciliar também pode significar menos restrições alimentares e menos medicamentos. Quer saber mais sobre as diálise peritoneal, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Como funciona a diálise peritoneal?

Durante a diálise peritoneal, o líquido dialisante é colocado na cavidade peritoneal por meio de um cateter peritoneal – manualmente ou usando uma máquina chamada cicladora. Este processo é chamado de enchimento. O fluido então permanece em seu peritônio por um período chamado “tempo de permanência”, durante o qual o dialisato absorve os resíduos, toxinas e excesso de fluido do sangue que seus rins não conseguem mais filtrar. Quando o dialisato é drenado da cavidade peritoneal, os resíduos, as toxinas e o excesso de líquido são removidos junto com ele. A conclusão desse procedimento de diálise peritoneal – enchimento, permanência e drenagem – é chamada de troca.

Existem diferentes tipos de diálise peritoneal?

Existem dois tipos de diálise peritoneal: diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) e diálise peritoneal automatizada (DPA). Ambos os tipos de diálise peritoneal têm a mesma função básica, mas cada um tem seus próprios métodos e vantagens a serem considerados.

Diálise peritoneal ambulatorial contínua – é realizada sem equipamento e requer de 3 a 5 trocas por dia. O benefício da CAPD é que você pode administrar sua diálise em casa, no trabalho ou durante uma viagem.

A diálise peritoneal automatizada — também conhecida como diálise peritoneal cíclica contínua (CCPD) — usa uma máquina chamada cicladora a cada troca levar a cabo. O CCPD pode ser realizado como uma sessão longa na cicladora enquanto você dorme ou em várias sessões mais curtas – usando a cicladora apenas para esvaziar e inflar – ao longo do dia.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Quais são os benefícios da diálise peritoneal?

Ao considerar a diálise, as opções peritoneais podem ser o primeiro método sugerido pelo seu médico por vários motivos. A DP em casa pode ser adequada para você se você trabalha, vai à escola, viaja ou gosta de flexibilidade durante o dia. Há uma variedade de outros benefícios da DP em casa também:

  • Você pode fazer diálise peritoneal (DP) em casa sem assistência – enquanto ainda tem monitoramento regular e uma enfermeira PD de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone.
  • Você tem a flexibilidade de fazer seu próprio horário – e pode fazer DP em quase qualquer lugar – no trabalho, em casa e durante viagens. Tudo que você precisa é de um espaço bem iluminado, limpo e dentro de casa.
  • A DP pode ajudar a preservar a função renal restante – se iniciada precocemente.
  • Não há agulhas usadas durante o tratamento de DP – e os tratamentos geralmente são indolores e podem envolver menos medicamentos.
  • Você não terá que se deslocar de e para o centro para tratamento de diálise – o que lhe dará mais tempo livre.
  • Você tem mais liberdade para trabalhar e socializar — graças a um horário mais flexível. Você pode até fazer DP enquanto dorme.
  • A DP é considerada mais suave para o corpo – incluindo o coração. Você pode ter menos efeitos colaterais do que com outras formas de diálise.

Fatores a considerar na diálise peritoneal domiciliar

  • Um cateter peritoneal (um tubo macio e flexível) será colocado cirurgicamente em seu abdômen.
  • Normalmente, a cirurgia de cateter de DP é uma operação menor que leva menos de uma hora. Você provavelmente será colocado sob anestesia geral e voltará para casa no mesmo dia.
  • Depois que o cateter de DP for colocado, você precisará evitar nadar, tomar banho ou tomar banho por 2 semanas ou de acordo com as instruções de sua equipe de atendimento. Isso serve para proteger os curativos da operação durante a recuperação, pois não são impermeáveis. Você pode usar um pano ou esponja para limpar seu corpo, garantindo que o local de acesso ao cateter de DP permaneça seco.
  • Você receberá treinamento detalhado em seu centro para garantir que se sinta confortável fazendo DP por conta própria. Você também aprenderá os cuidados adequados com o cateter de DP.
  • Seguir certas precauções irá ajudá-lo a evitar o risco de uma infecção chamada peritonite. Sua enfermeira lhe dará instruções sobre como evitar a infecção. Caso se interesse mais sobre como a diálise e todos os seus processos, acesse https://nefroclinicas.com.br/dialise-peritoneal/
  • Você precisará de amplo espaço de armazenamento para seus suprimentos.
  • Se você tem diabetes, saiba que seu médico pode precisar ajustar sua dose de insulina. Isso ocorre porque o açúcar no fluido de diálise pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e causar ganho de peso.
  • Você deve fazer tratamentos todos os dias, 7 dias por semana, conforme prescrito pelo seu nefrologista.
  • Você visitará sua clínica uma ou duas vezes por mês para exames laboratoriais e check-ins com seu médico e equipe de atendimento.
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Complicações da diálise peritoneal para saber sobre

Como em qualquer procedimento, existem possíveis complicações a serem consideradas na DP. Os riscos podem variar, dependendo de suas circunstâncias únicas e estilo de vida, e podem incluir:

  • Infecção: existe a possibilidade de infecção dentro do peritônio durante a diálise peritoneal – uma condição conhecida como peritonite. Você também pode desenvolver uma infecção em torno do local de acesso, onde o cateter é inserido. A higiene adequada e os cuidados com o local de acesso podem ajudar a evitar infecções .
  • Açúcar elevado no sangue: Se você tem diabetes, a dextrose encontrada em alguns tipos de dialisato pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam. Converse com seu médico sobre se você precisa fazer algum ajuste nos cuidados com o diabetes ao fazer DP.
  • Ganho de peso: A solução de dialisato usada durante a diálise peritoneal contém dextrose – um tipo de açúcar – que pode fazer com que seu corpo ingira calorias extras ao longo do dia, levando ao ganho de peso.
  • Hérnia: Após a cirurgia de acesso PD, é importante evitar levantar qualquer coisa pesada, subir escadas ou forçar os músculos abdominais por pelo menos 6 semanas ou conforme recomendado pelo seu médico para diminuir a possibilidade de desenvolver uma hérnia.
  • Diálise ineficaz: Com o tempo, a diálise peritoneal pode não funcionar tão bem e seu médico pode recomendar que você mude para hemodiálise.

Fonte: https://chocairmedicos.com.br/o-que-e-dialise-peritoneal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *