Compreendendo seus sistemas de tratamento de água em casa

Se você estiver em um abastecimento público de água potável, provavelmente atende aos padrões de segurança nacionais. O tratamento em casa não deve ser necessário para proteção da saúde. Os proprietários que usam um abastecimento de água privado são responsáveis ​​por monitorar a qualidade de seu próprio abastecimento de água potável. Os dispositivos de tratamento de água podem melhorar a qualidade da água reduzindo os riscos à saúde, como bactérias, poluentes químicos e outras substâncias tóxicas, ou ajudar a remover problemas incômodos, como odores ou dureza.

Antes de considerar qualquer dispositivo de tratamento, você deve conhecer a qualidade do seu abastecimento de água. Às vezes, problemas de odor e dureza podem ser detectados por simples observação. A detecção de bactérias, substâncias potencialmente tóxicas e outros contaminantes geralmente requer testes realizados em laboratório. Se alguma qualidade indesejável for identificada na água, o problema geralmente pode ser resolvido reparando ou substituindo o sistema de água existente ou tratando o abastecimento de água doméstico. Quer saber mais sobre Sistemas de tratamento de água, acesse https://saluta.com.br/

Localizar um abastecimento de água potável geralmente é a melhor solução para combater um risco à saúde. Quando a água contaminada persistentemente representa uma ameaça à saúde ou torna a água inutilizável, considere as seguintes opções: corrigir falhas na construção do poço, eliminar fontes de contaminação, instalar um novo poço privado, conectar a um abastecimento público de água ou desenvolver um sistema comunitário de água. Depois de considerar todas as opções, um sistema de tratamento de água doméstico pode ser a escolha mais econômica.

Antes de adquirir um sistema, você deve saber como os vários sistemas funcionam, quais problemas eles abordam e a manutenção necessária. Se houver mais de um problema, tratar a água pode se tornar complicado. Comprar água para beber e cozinhar pode ser mais rentável do que possuir e manter equipamentos.

Os sistemas de tratamento de água geralmente usam uma ou uma combinação dessas cinco categorias básicas:

  • Métodos de desinfecção (cloração, luz ultravioleta, etc.).
  • Filtração, incluindo filtros de carvão ativado.
  • Osmose Inversa.
  • Destilação.
  • Troca iônica (amaciadores de água).

Desinfecção

Os métodos de desinfecção matam a maioria das bactérias, vírus, cistos e vermes nocivos encontrados na água que podem causar doenças agudas. Os métodos de desinfecção incluem cloração, pasteurização, luz ultravioleta e fervura

Cloração

O método mais comum, mais antigo e relativamente barato usado para desinfetar a água é a cloração. Uma bomba de alimentação química dispensa continuamente produtos químicos de cloro no abastecimento de água. O cloro, um agente oxidante, mata a maioria das bactérias e alguns vírus. Nas concentrações adequadas e sob tempo de exposição adequado, o cloro é um excelente desinfetante.

No entanto, deve-se tomar cuidado para garantir que apenas água limpa e limpa seja usada. O cloro reage com certos metais e matéria orgânica na água. O maior problema com a cloração é a formação potencial de produtos químicos perigosos, clorados e orgânicos (trihalometanos) quando o cloro reage com moléculas orgânicas no abastecimento de água. Usar um filtro de carvão ativado após a cloração removerá o excesso de cloro e quantidades limitadas de produtos químicos clorados formados. A cloração também pode oxidar e remover algumas substâncias causadoras de cor e odor, incluindo ferro e sulfeto de hidrogênio.

A bomba de alimentação química requer manutenção frequente. O reservatório de produtos químicos deve ser mantido cheio e a bomba verificada em intervalos regulares quanto a peças gastas.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Pasteurização

Com a pasteurização, a água é aquecida para matar bactérias, vírus, cistos e vermes. A eficiência limitada da troca de calor torna a pasteurização cara. A pasteurização não deixa para trás um produto residual que continua a desinfetar além do período de tratamento imediato.

Radiação ultravioleta (UV)

As lâmpadas de arco de mercúrio de baixa pressão produzem luz ultravioleta, que possui propriedades germicidas. A radiação mata ou desativa patógenos. As bactérias são mortas com quantidades relativamente baixas de radiação, os vírus são mais resistentes e os cistos e vermes não são afetados.

A eficiência da lâmpada diminui com a idade e deve ser substituída anualmente. Cor, turbidez e impurezas orgânicas na água também interferem na transmissão da energia ultravioleta e podem reduzir a eficiência a níveis inseguros. Além disso, a radiação não deixa nenhum produto residual que continue a desinfetar além do período de tratamento.

Ebulição

Água fervente por três minutos mata bactérias, incluindo organismos causadores de doenças e cistos de giardia. No entanto, a fervura concentra as impurezas inorgânicas, como nitratos e sulfatos. A água fervida também tem um gosto insosso porque o dióxido de carbono é removido. Caso se interesse mais sobre como sistemas de tratamento de água ? Acesse https://saluta.com.br/servicos/

Filtração

Os sistemas de filtragem são uma maneira relativamente simples e eficaz de controlar uma variedade de contaminantes. Estes incluem filtros mecânicos, filtros de carvão ativado, filtros oxidantes e filtros neutralizantes. Os sistemas de filtragem são projetados para uso somente em água potável. Isso significa que o abastecimento de água deve ser limpo, não contaminado e adequado para beber.

Filtros mecânicos (microfiltração)

Os filtros mecânicos removem o material suspenso da água, incluindo areia, lodo, argila e matéria orgânica. Eles não removem partículas dissolvidas ou muito finas e são frequentemente usados ​​em combinação com outros equipamentos de tratamento. Os filtros são geralmente de tecido, fibra, cerâmica ou outro material de triagem. Os filtros mecânicos podem ser unidades de cartucho, montadas em uma única linha d’água ou em uma torneira, ou unidades de tanque, que tratam todo o abastecimento de água de uma casa. Os filtros devem ser reparados periodicamente.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Filtros de carvão ativado

Os filtros de carvão ativado absorvem as impurezas à medida que passam por um cartucho de carbono. Geralmente, são utilizados para eliminar odores e sabores indesejáveis, compostos orgânicos e para remover cloro residual. A maioria dos produtos químicos inorgânicos, metais, microorganismos e nitratos não são removidos pelos filtros.

Os filtros de carbono também removem alguns contaminantes potencialmente perigosos, como gás radônio, muitos produtos químicos orgânicos dissolvidos e trialometanos. Se existirem níveis baixos desses contaminantes, uma unidade de toda a casa pode ser usada. No entanto, esses filtros não são projetados para remover níveis persistentemente altos desses contaminantes. Quando a contaminação não pode ser eliminada, um abastecimento alternativo de água pode ser a solução mais segura.

O filtro de carvão perde sua eficácia à medida que fica saturado de contaminantes e deve ser substituído regularmente. Usar o filtro por mais tempo do que sua vida útil nominal pode fazer com que os contaminantes sejam liberados na água potável. Antes de comprar a unidade, pergunte ao revendedor se o filtro pode ser substituído, a frequência da substituição, onde os filtros de substituição podem ser adquiridos e quanto custam.

O material em um filtro de carvão ativado fornece uma superfície de crescimento para certas bactérias. Se o filtro não tiver sido usado por cinco ou mais dias, simplesmente passe água clorada pelo filtro por pelo menos 30 segundos antes de usar.

Alguns fabricantes afirmam que a adição de prata em seus filtros de carbono reduzirá ou impedirá o crescimento de bactérias. Esses filtros de carbono são registrados como bacteriostáticos pela (EPA) devido a uma exigência da Lei Federal de Inseticidas, Fungicidas e Rodenticidas. O registro exigido indica que o filtro não libera quantidades excessivas de prata. A EPA não endossou esses métodos para reduzir as bactérias no filtro ou na água. Além disso, um filtro de carbono bacteriostático não é adequado para tratar a água que é microbiana insegura.

Fonte: https://www.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *