Diferença entre baterias seladas e convencionais: Qual é a melhor para o seu veículo?

Como saber se sua bateria é AGM ou Selada?

Diferenciar entre uma bateria AGM e uma bateria selada é simples se você souber onde olhar. Para saber mais sobre a diferença entre baterias seladas e convencionais e descobrir qual é a melhor escolha para o seu veículo, confira este artigo completo que explica as vantagens de cada tipo e como elas influenciam no desempenho e na manutenção do seu carro. Aqui estão algumas maneiras de identificar o tipo de bateria que você tem:

  1. Verifique a etiqueta do fabricante: A maneira mais direta é olhar para a etiqueta do fabricante na bateria. Ela normalmente contém informações que indicam o tipo de bateria, seja AGM ou selada.
  2. Observe a estrutura da bateria: Caso a etiqueta esteja desgastada ou ilegível, você pode identificar o tipo de bateria observando sua construção. Baterias seladas geralmente possuem tampas que permitem ventilação e evitam respingos de líquido. Isso acontece porque, ao longo do tempo, elas perdem água devido à evaporação, sendo necessário abrir essas tampas para repor com água destilada.
  3. Teste de agitação: Retire a bateria do equipamento e agite-a suavemente. Se você sentir o líquido se movendo dentro, é uma bateria selada, que usa eletrólito líquido. Já uma bateria AGM não terá esse movimento, pois o ácido está preso em esteiras de fibra de vidro, impedindo o balanço do líquido.

Esses métodos simples podem ajudar você a identificar rapidamente o tipo de bateria que possui.

Fonte de reprodução: Youtube INFINITY SOM

Por que eu precisaria de uma bateria AGM?

Muitas das tecnologias e acessórios agora incluídos em carros modernos colocam demandas extras em suas baterias. As baterias AGM são projetadas para lidar com esses maiores consumos e demandas de energia. Por exemplo, a tecnologia Stop-Start apresentada em muitos veículos modernos requer uma bateria com maior saída e as baterias AGM se destacam nesse aspecto. Onde o Stop-Start está habilitado, o motor do veículo desliga em vez de ficar em marcha lenta quando o veículo está parado para economizar combustível. As baterias AGM garantem que, quando seu carro parar, ele dará partida novamente de forma rápida e contínua quando você estiver pronto para partir.

Baterias de ciclo profundo AGM também são seguras para instalar dentro da cabine de um veículo para operar acessórios, pois não liberam gases nocivos. Algumas AGMs são de dupla finalidade, então também podem dar partida no motor de um veículo

Se o seu carro atualmente tem uma bateria AGM, é importante substituí-la por uma bateria AGM para garantir que a saúde do seu carro seja mantida.

Bateria de carro selada vs. não selada

A bateria desempenha um dos papéis mais importantes no desempenho do seu carro. Você não pode dar partida no veículo sem ela, e o sistema elétrico não funcionará.

Baterias de carro vêm seladas ou não (inundadas). Mas a maioria dos donos de carros não sabe disso. Eles escolherão qualquer bateria, desde que ela prometa dar partida no motor.

Mas há diferenças claras entre baterias seladas e não seladas. Você pode dizer pelos seus nomes que elas não são as mesmas, para começar. Mesmo em seu desempenho, você encontrará distinções claras.

Qual é a melhor para o seu veículo?
Qual é a melhor para o seu veículo?

Baterias seladas

Você já pode adivinhar o que significa baterias seladas pelo nome. Essas são baterias que são completamente seladas para evitar vazamentos.

Uma bateria selada pode ser gel ou tapete de vidro absorvido (AGM) na construção. Elas se tornaram o tipo mais comum entre muitos usuários hoje em dia.

A maior vantagem das baterias seladas é que você nunca precisa se preocupar com vazamento de eletrólito. Mesmo ao dirigir no terreno mais acidentado, você sempre pode ter certeza de um bom desempenho.

O eletrólito deles está, em sua maioria, em estado sólido. Isso os torna ainda mais vantajosos.

Baterias não seladas

O oposto de baterias seladas são baterias não seladas. Elas também são chamadas de inundadas porque contêm um eletrólito líquido que flui livremente na bateria.

Qual é a melhor para o seu veículo?
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As baterias AGM duram mais que as seladas?

As baterias AGM geralmente têm uma vida útil mais longa do que as baterias seladas convencionais de chumbo-ácido. Isso acontece porque as baterias AGM têm uma taxa de autodescarga mais baixa, o que significa que elas perdem menos energia quando não estão em uso. Em média, uma bateria AGM pode durar até 7 anos se for bem mantida, enquanto uma bateria selada típica tem uma vida útil de 3 a 5 anos. No entanto, as baterias de íon de lítio ainda superam ambas em termos de durabilidade, com uma taxa de autodescarga de apenas 3,5% ao mês e uma expectativa de vida de até 10 anos com ciclos diários de carga e descarga.

Mistura de baterias AGM com seladas

Nunca é recomendado misturar baterias AGM com baterias seladas ou inundadas. Isso ocorre porque cada tipo de bateria carrega de maneira diferente, e misturá-las pode reduzir a eficiência e encurtar a vida útil das baterias. Por exemplo, carregar uma bateria inundada em um carregador específico para AGM pode até funcionar, mas pode prejudicar a bateria ao longo do tempo.

Carregamento e eficiência

As baterias AGM carregam muito mais rápido do que as baterias seladas ou inundadas — cerca de cinco vezes mais rápido. Elas também são mais eficientes, com uma maior profundidade de descarga (DOD), permitindo que mantenham até 80% de sua carga, enquanto as baterias seladas conseguem apenas 50%. Além disso, as baterias AGM são mais estáveis e requerem menos manutenção ao longo de sua vida útil.

Qual é a melhor para o seu veículo?
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Qual escolher: AGM ou selada?

As baterias AGM tendem a ser uma escolha melhor em termos de estabilidade e segurança, já que são totalmente seladas, o que minimiza o risco de vazamentos ou acidentes. Elas são mais caras, mas compensam com menos manutenção e maior vida útil. Em comparação, as baterias de íon de lítio podem ser ainda melhores em alguns casos, pois são mais leves, têm maior densidade de energia e uma vida útil ainda mais longa do que as AGM ou seladas.

Baterias de ciclo profundo seladas requerem manutenção?

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