Você é grato pelo A/C do seu carro ajudar a manter a cabine fresca em dias escaldantes de verão. Mas você entende como o sistema de A/C funciona e como mantê-lo conservado? Este guia aborda os detalhes essenciais do A/C do seu veículo para ajudar você a detectar problemas logo no início e mantê-lo em excelente forma. Descubra tudo sobre o cuidado com o ar-condicionado do seu carro com os especialistas da Edu Ar Condicionado.
Como funciona o sistema de ar condicionado de um carro?
Acredite ou não, não há nenhuma máquina de gelo escondida dentro do ar condicionado do seu carro. Essa rajada de ar frio é, na verdade, ar quente cujo calor foi removido durante um processo de várias etapas.
Quando você liga o A/C, o compressor comprime o refrigerante do sistema, aumentando sua pressão e temperatura. O refrigerante perde calor à medida que flui pelo condensador. Normalmente, ele passa pelo receptor/secador, onde os contaminantes e a umidade são removidos.
Então, é a vez da válvula de expansão. Aqui, o refrigerante perde pressão e temperatura ao entrar no evaporador, resfriando-o.
O evaporador é como um mini radiador no painel. O ar é soprado através do evaporador resfriado, que resfria e remove a umidade do ar. O sistema de ventilação sopra aquele ar frio e seco para dentro do compartimento de passageiros. Seu sistema de ar condicionado trabalha duro para que você possa obter aquele ar frio e refrescante.
Com que frequência meu ar condicionado deve ser inspecionado?
Não há um cronograma definido para inspecionar seu A/C — é tudo sobre como o sistema se sente. Você está revigorado e resfriado com fluxo de ar total quando o A/C do seu veículo está bombeando? Se você respondeu, “Sim, estou tão frio quanto um pepino”, você pode riscar a inspeção do A/C da sua lista.
Você se enquadra no lado do espectro ” meu A/C não está frio o suficiente ” ou ” meu A/C não funciona no calor “? Não se preocupe; pare para uma Verificação de Desempenho do A/C , e nós o colocaremos de volta nas ruas quentes do verão mais fresco do que nunca.
Com que frequência preciso recarregar meu sistema de ar condicionado?
Os sistemas modernos de ar condicionado não precisam ser recarregados em um cronograma definido. A maioria dos motoristas pode passar anos antes de precisar de um. No entanto, você provavelmente notará quando for a hora de recarregar. Os sinais de que seu A/C pode precisar ser recarregado incluem ar quente ou morno vindo das saídas de ar, vazamento de refrigerante, cheiros estranhos vindos das saídas de ar e uma embreagem do A/C que não engata. (Abordaremos todos esses sintomas potenciais abaixo!)
Se você tiver algum desses problemas, visite o Edu Ar Condicionado local para uma verificação de desempenho do A/C. Nossos técnicos especialistas chegarão à raiz do problema.
Quais são as peças do ar condicionado do carro?
Para ajudar a manter sua cabine fresca, seu A/C depende de vários componentes. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas peças do sistema A/C e suas funções em dar a você aquela lufada refrescante de ar frio.
O que é o compressor de ar condicionado?
O compressor é o núcleo, a parte primária de todo sistema de A/C. Eles controlam a saída de temperatura com uma embreagem operada eletricamente. Esta embreagem liga e desliga sempre que você altera a temperatura ou se o módulo HVAC detecta que atingiu a temperatura desejada. Se a temperatura do ar ambiente cair abaixo do valor programado, a embreagem do compressor pode não engatar.
Sinais de um compressor de ar condicionado gasto
- Vazamentos de óleo ou refrigerante (um profissional pode usar corantes especiais para detectar um vazamento de refrigerante)
- Ruídos estranhos vindos de baixo do capô enquanto o A/C está ligado
- Operação errática ou com falha do A/C
O que é uma embreagem de compressor?
Antes de o compressor ligar, uma embreagem eletromagnética especial (a embreagem do compressor) engata e desengata o ciclo do compressor. A embreagem do compressor engata o compressor, ligando-o ou desligando-o quando comandado.
Sintomas de uma embreagem do compressor com falha:
- Baixo desempenho do ar condicionado
- Incapacidade de ligar ou desligar o ar condicionado
- A embreagem não engata
O que é um condensador de ar condicionado?
Considere o condensador de A/C o mestre em transformar gases refrigerantes quentes em líquidos. O condensador é montado na frente da maioria dos veículos, geralmente na frente do radiador. O ar ambiente externo passa pelo condensador, condensando e resfriando o gás refrigerante quente em um refrigerante líquido frio.
Sinais de um condensador de A/C gasto
- Vazamentos
- Aletas ou tubos obstruídos, corroídos ou danificados
- Baixo desempenho do ar condicionado
O que é um receptor/secador?
O receptor/secador é encontrado em veículos com uma válvula de expansão térmica. É a rede de segurança responsável por ajudar a capturar e evitar que detritos e umidade prejudiciais cheguem ao compressor e outras peças vitais do A/C. O receptor/secador deve ser substituído sempre que o sistema de A/C for aberto para reparo ou se um técnico determinar que umidade ou detritos danificaram o desempenho do receptor/secador.
Sintomas de um receptor/secador desgastado:
- Baixo desempenho do ar condicionado
- Umidade no vidro e/ou incapacidade do desembaçador de remover a umidade do vidro e das janelas
O que é um acumulador?
Um acumulador é similar a um receptor/secador, mas está disponível somente em veículos com um tubo de orifício. Se você tem um acumulador, não tem uma válvula de expansão térmica.
O acumulador:
- Monitora e controla a quantidade de refrigerante que entra no evaporador
- Armazena o excesso de refrigerante para que ele não entre e danifique o compressor
- Filtra detritos e remove umidade do sistema de A/C
Você precisará substituir o acumulador se o sistema de ar condicionado for aberto para reparo ou se um técnico determinar que umidade ou detritos danificaram o desempenho do acumulador.
Fonte: https://www.moura.com.br/blog/sistema-de-ar-condicionado-automotivo